Quanto tempo para poder atravessar uma rua?

Comentário Cidadeapé: No nosso segundo post desta semana dedicada à Travessia, apresentamos o vídeo realizado no Dia Mundial Sem Carro 2015 por um associado da Cidadeapé .

Você aguenta esperar 2 minutos e 10 segundos para ter só 15 segundos para atravessar uma rua? Se você tentar atravessar a rua Maria Figueiredo no cruzamento com a Avenida Paulista, vai ter que esperar… Olhe só o registro do Adriano Afonso nesse vídeo.

Ciclo semafórico no local

35 segundos de foco vermelho quando os veículos estão vindo da Maria Figueiredo
+ 1 minuto e 37 segundos de foco vermelho quando os veículos estão vindo da Paulista e fazendo a conversão na Maria Figueiredo
= 2 minutos e 12 segundos de tempo de espera para poder atravessar 

10 segundos de foco verde para o pedestre
+  5 segundos de foco vermelho intermitente
= 15 segundos total de travessia

O resultado desse ciclo semafórico que prioriza o fluxo de veículos é o seguinte:
44 pedestres atravessaram no vermelho.
14 pedestres e 1 ciclista atravessaram no verde.
25 carros e 5 motos fizeram a conversão à direita na Maria Figueiredo.
Apenas 5 pedestres aguardaram o sinal verde para atravessar.

Cadê a equidade entre os meios de deslocamento na cidade?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (art. 38) o pedestres tem a prioridade na conversão, o condutor do veículo devendo lhe ceder a passagem. A MENOS QUE haja sinalização semafórica dizendo o contrário (art. 70), o que é o caso aqui. Ou seja, o órgão de trânsito optou deliberadamente por retirar a prioridade do pedestre, diminuindo seu direito de passagem.

 

Avenida Paulista X Rua Maria Figueiredo. 11/09/2015 14:00:00

Vídeo realizado por: Adriano Afonso

3 comentários sobre “Quanto tempo para poder atravessar uma rua?

  1. Andrea R. Silva disse:

    Boa Noite, eu observei o mesmo problema com relação à Al. Campinas na esquina com a Av. Paulista, entretanto, acho que o problema não é o tempo do semáforo para pedestre, mas o fato de haver 2m37s de espera para o pedestre. Eu acredito que seria melhor para todos se o semáforo para pedestre se revezasse entre as duas ruas, ou seja, após fechar para a Av. Paulista ou a rua perpendicular o semáforo abriria para o pedestre, mesmo que somente considerando o tempo de cruzamento dos pedestres. Na verdade, as pessoas já fazem isso pela falta de paciência em esperar o sinal verde de travessia. Desta forma, o tempo de espera seria menor e seria mais eficiente brigar pela abertura alternada do sinal do pedestre do que maior tempo de semáforo verde depois que tanto a rua quanto a avenida fossem contempladas com o sinal verde. Também acho importante fazer uma campanha forte conscientizando o pedestre a cruzar a rua respeitando a sinalização e a travessia nas faixas. Se está errado o tempo ou a dinâmica, então temos que lutar para que se corrija e não achar que o pedestre tem razão de não respeitar as normas de segurança para sua travessia. É preciso conscientizar a todos quanto a sua obrigação enquanto cidadão. Cada atitude correta conta para a segurança de todos.

    Curtir

    • Cidadeapé disse:

      Bom dia Andrea. Obrigada pela comentário. Há sempre dois elementos relacionados aos tempos semafóricos: tempo de espera e tempo de travessia. É o conjunto que deve ser regulado, pois trata-se do direito de passagem distribuído entre os diversos atores do trânsito. Por toda a Paulista e em muitos outros lugares da cidade isso acontece. O nosso próximo passo é levar essas considerações para a CET, incluindo sua sugestão.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.