Como atuamos

Pesquisa: Levantamento, produção e divulgação de dados e conhecimentos sobre a mobilidade urbana em São Paulo, em particular no que se refere à mobilidade a pé. Quem são os pedestres de um determinado local, suas necessidades, suas dificuldades, sua interação com outros modais.

Temos uma biblioteca  digital sobre o tema da mobilidade a pé e da caminhabilidade.

Participação: Construímos propostas em favor de quem se desloca a pé e identificamos demandas de pedestres em diferentes locais da cidade. Trabalhamos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a mobilidade a pé, abrindo espaço para a participação da sociedade na discussão e no desenvolvimento das propostas.

Cultura da caminhada:  Queremos promover a ideia de que andar a pé é uma opção: agradável, saudável, barata, sustentável, eficiente (mesmo se não é a mais rápida),  e definitivamente disponível para a maioria de nós.

Focos de ação

Plano de Mobilidade: o pedestre deve ser figura preeminente nos planos de mobilidade das cidades, pois o modo de transporte a pé é o mais utilizado de São Paulo e o único que se integra com todos os outros modais.

Calçadas: melhoria dos passeios da cidade, que devem ser largos, sem obstáculos e em bom estado de conservação.

Equipamentos e mobiliário urbano: ruas com estrutura adequada para garantir o deslocamento a pé com qualidade e conforto, assim como acesso a equipamentos públicos e privados e outros meios de transporte.

Sinalização: implementação de sinalização para ajudar o pedestre a se encontrar e se informar na cidade, facilitando seu deslocamento.

Veja aqui Como Participar