Rede Clima e Mobilidade

O projeto busca fortalecer o ecossistema das organizações da sociedade civil que já lideram o tema de mobilidade e clima na cidade de São Paulo para conectar o trabalho de produção de indicadores às metas e diretrizes municipais via os diversos planos vigentes na cidade.

A ideia é medir como os indicadores validam ou não os avanços dos planos identificados. Por meio da criação de um espaço permanente de articulação e de uma plataforma digital se realizará o monitoramento da agenda do clima e mobilidade urbana na cidade de São Paulo para seu devido cumprimento, assim criando um espaço de controle social para as mudanças climáticas.

Facilitar e mobilizar o ecossistema da sociedade civil para monitorar as evoluções do arcabouço legal da agenda do clima e mobilidade urbana na cidade de São Paulo para seu devido cumprimento são alguns dos objetivos deste trabalho.

O projeto é feito em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Site: www.nossasaopaulo.org.br/campanhas/#6

Realização: Rede Nossa São Paulo

Apoio: Instituto Clima e Sociedade

Coalizão Clima e Mobilidade Ativa

A Coalizão Clima e Mobilidade Ativa (CCMob) é uma aliança de organizações e movimentos da sociedade civil que atua com os temas da mobilidade ativa e das mudanças climáticas para, juntos, em rede e em bloco, conseguir impactar e influenciar a agenda climática nacional de forma a tornar mais ambiciosas suas medidas de redução de emissões no setor de transportes reconhecendo pedestres e ciclistas como pilares fundamentais das cidades de baixo carbono.

A ideia da coalizão surgiu em meados de 2017 após uma visita da Aline Cavalcante (Ciclocidade) à secretária-executiva da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), Patrícia Espinosa, que recebeu em mãos o Manifesto pela Mobilidade Ativa, um texto construído coletivamente e assinado por diversas organizações do setor.

Sitewww.climaemobilidade.co

Projeto: Manifesto pela Mobilidade Ativa

MissãoInfluenciar a agenda climática do Brasil a reconhecer e incorporar a mobilidade ativa como pilar fundamental para a economia, redução de emissões e redução de desigualdades nas cidades de baixo carbono.