Coalizão Clima e Mobilidade Ativa

A Coalizão Clima e Mobilidade Ativa (CCMob) é uma aliança de organizações e movimentos da sociedade civil que atua com os temas da mobilidade ativa e das mudanças climáticas para, juntos, em rede e em bloco, conseguir impactar e influenciar a agenda climática nacional de forma a tornar mais ambiciosas suas medidas de redução de emissões no setor de transportes reconhecendo pedestres e ciclistas como pilares fundamentais das cidades de baixo carbono.

A ideia da coalizão surgiu em meados de 2017 após uma visita da Aline Cavalcante (Ciclocidade) à secretária-executiva da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), Patrícia Espinosa, que recebeu em mãos o Manifesto pela Mobilidade Ativa, um texto construído coletivamente e assinado por diversas organizações do setor.

Sitewww.climaemobilidade.co

Projeto: Manifesto pela Mobilidade Ativa

MissãoInfluenciar a agenda climática do Brasil a reconhecer e incorporar a mobilidade ativa como pilar fundamental para a economia, redução de emissões e redução de desigualdades nas cidades de baixo carbono.

Mobilidade Ativa e Segurança Viária

Projeto: Painel da Mobilidade Ativa

Descrição: Com o objetivo de colaborar na discussão sobre políticas públicas e segurança viária, está sendo realizada uma sistematização detalhada de dados públicos sobre lesões e mortes no trânsito, seus impactos no sistema de saúdefiscalização de infraçõeslegislação sobre mobilidade ativa e coleta de dados. A iniciativa faz parte do projeto de incidência política para a implementação de políticas visando a redução nas mortes de ciclistas e pedestres no trânsito da cidade de São Paulo, projeto apoiado pela Global Road Safety Partnership. As informações estão disponíveis em formato de infográficos, quadros e mapas interativos, sempre acompanhadas de textos explicativos que ajudam a contextualizar os dados e compreender suas origens.

Promotores: Cidadeapé e Ciclocidade

ApoioGlobal Road Safety Partnership

Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições 2018

Projeto: Compromisso com a Mobilidade SP

Com o objetivo promover o tema da Mobilidade Urbana nas eleições estaduais em São Paulo,foram desenvolvidas Cartas-compromisso com a Mobilidade Urbana Sustentável para São Paulo, documentos abertos a adesões por parte de candidatos e candidatas ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa de São Paulo, bem como a representantes do Estado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Promotores: Rede Paulista de Entidades e Associações de Mobilidade Urbana

Plano de Ação pela Mobilidade Ativa

Pelo terceiro ano consecutivo, o ponto de encontro de organizações, profissionais e entusiastas da mobilidade a pé aconteceu na Oficina Como Anda, realizada em São Paulo, no dia 20 de julho das 8 às 17h no espaço Impact Hub. Com o intuito de desenhar e pactuar um Plano de Ação coletivo para fortalecer o movimento pela mobilidade a pé no país, o evento reuniu mais de trinta organizações de sete cidades do Brasil e contou com a participação virtual de sete pessoas, representando organizações de outras seis cidades.

Para amadurecer os objetivos pactuados e definidos nos encontros anteriores, as dinâmicas e discussões estavam orientadas pelos eixos: I) Fortalecimento das organizações; II) Fortalecimento da pauta; III) Articulação e fortalecimento da rede.

Promotor: Como Anda

Apoiador: Instituto Clima e Sociedade

Consulta Pública Censo 2020

Carta enviadaMobilidade Urbana no Censo 2020

Em 2020 o IBGE realizará o Censo Demográfico brasileiro. O objetivo é delinear um retrato da população do país e de suas características socioeconômicas, e com isso ter uma base sobre a qual desenvolver planejamento público e privado da próxima década – incluindo na área de mobilidade urbana.

Com o intuito de captar e analisar as demandas dos usuários, o IBGE iniciou em fevereiro de 2018 uma consulta pública que permitia a participação dos de todos os cidadãos no planejamento e na definição do conteúdo e da metodologia do censo demográfico 2020.

A Cidadeapé conduziu a ação para elaboração de uma carta, e junto com organizações ligadas à mobilidade urbana, aproveitou a oportunidade para sugerir mudanças no que se refere à frota de veículos da população, cujos dados têm o potencial de aperfeiçoar os estudos de planejamento, mobilidade urbana e emissão de poluentes na próxima década, favorecendo todas as cidades do país a buscar cenários de desenvolvimento mais sustentáveis. A carta abaixo foi protocolada no Rio de Janeiro em 7/5/2018.

Promotor: Cidadeapé