O projeto “Fortalecimento da Participação Social“ [*] visa fortalecer a participação da sociedade civil nas políticas públicas sobre mobilidade a pé, de modo a alavancar mudanças reais na maneira de o governo e a sociedade entenderem o deslocamento a pé como um sistema de transporte. Para realiza-lo, nos propusemos a cumprir três ações que, esperamos, vão sedimentar o trabalho da associação para os próximos anos, assim como o movimento em prol de um modo de deslocamento que contribui para cidades melhores.
Etapa 3
Aumentar o número de voluntários e associados da Cidadeapé
1) Realizar formações em auditorias cidadãs de segurança viária
Em cinco eventos de pelo menos quatro horas, um em cada região da cidade. A exemplo do que foi feito na Capela do Socorro, Zona Sul, em junho de 2016.
2) Lançar campanha de associação
Por redes sociais, com impulsionamento pago.
3) Realizar cinco reuniões de recepção
Reuniões voltadas para novos integrantes, que receberão explicações sobre o advocacy da mobilidade a pé, noções de termos técnicos comumente utilizados e atualizações do trabalho da Cidadeapé; com facilitação dos conselhos participativos.
4) Transmitir online as reuniões gerais
Por meio de rede social Facebook e na página da Cidadeapé.
5) Registrar possíveis trabalhos que os associados gostariam de desenvolver ou como gostariam de atuar na Cidadeapé
Questionário de intenção de contribuição dos trabalhos
Participe você também! Mande uma mensagem para contato@cidadeape.org caso queira participar.
Justificativa
Atualmente há desconhecimento por grande parte da sociedade acerca da importância da mobilidade a pé para o sistema de transporte da cidade, dos direitos dos pedestres e das ações de advocacy que organizações da sociedade civil realizam para tentar garantir uma cidade mais caminhável e mais humana.
Assim, aumentar a quantidade de voluntários e associados é primordial para a organização ganhar mais relevância e poder atuar com mais representatividade. Também é necessário ampliar a heterogeneidade dos associados atuantes, tornando a associação mais representativa.
A Cidadeapé conta hoje com uma lista de 230 associados – pessoas que voluntariamente se cadastram o site da associação, demonstrando interesse pela causa e pela participação da sociedade civil no desenvolvimento e articulação de políticas para a mobilidade a pé. A página da associação no Facebook possui 4100 curtidas, sendo que destas, 600 ocorreram em 2017. Estas pessoas serão indiretamente atingidas pela divulgação dos produtos nas mídias sociais da Cidadeapé. No entanto, estima-se que o público do Facebook e o número de associados podem dobrar com a formalização, e a campanha de associação.
Mais sobre o projeto
Introdução ao projeto “Fortalecimento da participação social”
Etapa 1: Material de referência sobre promoção da mobilidade a pé
Etapa 2: Formalização da Cidadeapé
Etapa 3: Aumento de associados e voluntários da Cidadeapé
* Projeto aprovado na I Convocatória de Propostas para a Mobilidade a Pé e Mudança do Clima, uma realização do Fundo Socioambiental CASA junto com o iCS – Instituto Clima e Sociedade e parcerias do projeto Como Anda e das organizações Corrida Amiga e Cidade Ativa, com o objetivo de apoiar projetos que promovam a mobilidade a pé no Brasil, especialmente nas grandes regiões metropolitanas.
3 comentários sobre “Projeto “Fortalecimento da participação social”: Etapa 3”