A Cidadeapé deseja um Feliz Ano Novo a todos os que se deslocam pela cidade!
Nosso terceiro ano de atuação estabeleceu a Cidadeapé como uma das importantes referências no tema da mobilidade ativa em São Paulo, graças a um trabalho consistente junto ao poder público e à sociedade, e ao lado de parceiros sérios e com a mesma visão de mobilidade urbana resiliente e sustentável.
Estivemos presentes e atuantes durante todo o ano nos principais espaços de participação social de São Paulo. Nossa missão principal é consolidar a ciência de que o deslocamento a pé é um sistema de transporte, e o mais utilizado na cidade. Por isso exige recursos financeiros, humanos e uma visão mais ampla sobre o transporte urbano – especialmente quando se almeja uma cidade mais humana e saudável.
Assim, estivemos mensalmente defendendo essa visão no CMTT, com uma representante eleita para a Cadeira de Mobilidade a Pé (conquista no final de 2016) e uma representante na Coordenação Executiva do conselho. Estivemos também discutindo diretamente com técnicos da Secretaria de Mobilidade e Transportes no contexto da Câmara Temática de Mobilidade a Pé. Participamos de diversas audiências públicas na Câmara dos Vereadores, notadamente no que se refere ao aumento de velocidade dos veículos nas marginais e do aumento das mortes e lesões de pedestres no trânsito.
Com a intenção de ampliar ainda mais esse trabalho, iniciamos o projeto de “Fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas de Mobilidade a Pé na cidade de São Paulo“, com apoio do Fundo Socioambiental Casa. Completamos a primeira etapa do projeto lançando agora em dezembro o Guia de Defesa da Mobilidade a Pé.
Sabemos que podemos fazer a diferença e que estamos fazendo (falamos um pouco sobre isso aqui).
Nosso desejo para 2018 é ampliar ainda mais a nossa atuação, com mais pessoas ao nosso lado, sejam simpatizantes, associados, voluntários e parcerias. Há muitas formas de participar: Junte-se à nossa caminhada!
Destaques de 2017
- Estatuto do Pedestre
- Mobilidade a Pé invade o 21o Congresso da ANTP
- Projeto “Fortalecimento da participação da sociedade civil nas políticas de Mobilidade a Pé na cidade de São Paulo”
- Lançamento do Guia de Defesa da Mobilidade a Pé
Alguns temas abordados no ano
- Sobre velocidade nas marginais
- Sobre a Lei do “Gesto do Pedestre”
- Sobre a importância dos dados de acidentes da CET
- Sobre a caminhabilidade em torno do Hospital das Clínicas
- Sobre a meta de mobilidade ativa no Programa de Metas de SP
- Sobre mortes no trânsito na cidade de São Paulo
- Sobre multar pedestres e ciclistas