Mulher faz o gesto do pedestre com o braço estendido ao atravessar diante de ônibus e moto

Gesto do Pedestre: continuamos a pressionar contra a aprovação da lei

Há anos a Cidadeapé, ao lado de diversas organizações de defesa dos modos ativos de deslocamento, vem trabalhando para impedir que  o PLC 26/10,  conhecido como a lei do “gesto do pedestre”, não seja aprovada.  Acreditamos que a obrigatoriedade legal na realidade ameaça a segurança dos pedestres, além de significar perda de direitos de quem anda. Fazer o gesto é uma escolha de cada um, não deve ser uma obrigação determinada por lei. Veja abaixo argumentos de especialistas e organizações.

Assim, temos acompanhado todos os trâmites e sempre nos manifestamos em momentos em que a matéria muda de casa, de comissão ou entra em votação. Esta semana a matéria entrou novamente na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), mas ainda não houve voto. Por isso é o momento de agir e pressionar os senadores novamente.

Nesta fase do processo, o relator da CDH, Senador Valdir Raupp, fez um parecer propondo a REJEIÇÃO do projeto – a posição que  nós defendemos. É preciso agora que os demais senadores da CDH aprovem esse parecer para que a matéria não seja aprovada na comissão e possa então ser arquivada.

O que a Cidadeapé está fazendo e o que VOCÊ pode fazer?

A Cidadeapé está enviando novamente, para cada um dos membros da CDH, a carta que enviamos em julho de 2018 pedindo a aprovação do relatório do Senador Raupp.  Veja a carta aqui.

Você e todos os cidadãos interessados podem:

  1. Opinar sobre o projeto de lei no portal da Cidadania do Senado
  2. Enviar mensagens para os senadores que compõem a CDH (lista com e-mails abaixo)
  3.  Divulgar entre amigos e organizações

Sugestão de mensagem a ser enviada aos senadores:

Prezada/o Senadora/o,

Como cidadã/o brasileira/o preocupado com a segurança e os direitos dos pedestres, venho por meio desta solicitar a REJEIÇÃO do Projeto de Lei da Câmara n° 26, de 2010 e da Emenda nº 1-CCJ (Substitutivo), conforme parecer do Senador Valdir Raupp apresentado à CDH em 20/06/2018.
O referido PLC representa uma ameaça à segurança de todos os brasileiros e brasileiras que andam a pé (deslocamento que corresponde a mais de 2/3 das viagens da população, incluindo as viagens exclusivamente a pé e a complementação de transporte coletivo). Além de implicar na perda de direitos dos pedestres, um grupo já bastante vulnerável e destituído, a proposta contradiz diretrizes de segurança viária observadas por especialistas de todo o mundo.
Agradeço de antemão seu voto pela REJEIÇÃO.
Atenciosamente,
(Acrescente sua filiação caso seja associado da Cidadeapé ou de outra organização).

Composição da CDH

Ana Améliaana.amelia@senadora.leg.br
Ângela Portelaangela.portela@senadora.leg.br
 Cidinho Santoscidinho.santos@senador.leg.br
Ciro Nogueiraciro.nogueira@senador.leg.br
Eduardo Amorimeduardo.amorim@senador.leg.br
Fátima Bezerrafatima.bezerra@senadora.leg.br
Fernando Bezerra Coelhofernandobezerracoelho@senador.leg.br
Gleisi Hoffmanngleisi@senadora.leg.br
Hélio Joséheliojose@senador.leg.br
João Capiberibejoao.capiberibe@senador.leg.br
Jorge Vianajorge.viana@senador.leg.br
José Medeirosjosemedeiros@senador.leg.br
Kátia Abreukatia.abreu@senadora.leg.br
Lídice da Matalidice.mata@senadora.leg.br
Lindbergh Fariaslindbergh.farias@senador.leg.br
Magno Maltamagno.malta@senador.leg.br
Marta Suplicymarta.suplicy@senadora.leg.br
Paulo Paimpaulopaim@senador.leg.br
Paulo Rochapaulo.rocha@senador.leg.br
Pedro Chavespedrochaves@senador.leg.br
Regina Sousa – Presidente da CDHreginasousa@senadora.leg.br
Romárioromario@senador.leg.br
Sérgio Petecãosergio.petecao@senador.leg.br
Telmário Motatelmariomota@senador.leg.br
Valdir Raupp – Relator do PLC 26/2010 na CDHvaldir.raupp@senador.leg.br
Vanessa Grazziotinvanessa.grazziotin@senadora.leg.br

Análises de especialistas e de organizações sobre o PLC

Foto do post: Agente da CET à paisana faz o gesto do pedestre :: Foto Danilo Verpa:Folhapress 2012

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.